10ª Jornada de Luta homenageia mulheres de Glória

- Alexandre Pingo - - 20 de março de 2019 | - 10:00 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

Para marcar a passagem do mês da mulher, o Fórum de Mulheres de Nossa Glória (FMG) realiza a 10 ª Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres ” Por Aposentadoria, Democracia e pelo Fim da Violência. A programação da jornada iniciou com a exposição “Flores do Sertão: Histórias de Resistência e Protagonismo Feminino”, homenageando diversas mulheres Glorenses, na última terça-feira (12), e contou com a participação de centenas de pessoas.

Através da exibição de fotografias e de depoimentos das mulheres e de seus familiares, a exposição contou as histórias de vida e resistência de diversas mulheres glorenses que foram pioneiras em algumas profissões, na política e no movimento social local. Na categoria profissões foram homenageadas Maria Conceição (In memoria) – parteira, Judite Alves dos Santos – Agente Prisional, Maria de Nestor – Artesã, Micelma dos Santos – Machante, Maria da Horta – Trabalhadora Rural, Josefina da Quixaba – Servidora Pública Municipal Aposentada, Leunira Batista – Poetisa, Dinha do Centro Espirita – rezadeira.

Foram homenageadas, também, as mulheres que se destacaram na política local, como Maria dos Santos Santana (In memoria) – Primeira Prefeita Municipal, Juranda do Bar – Primeira Vereadora Municipal, Maria Rosivânia de Andrade – Militante Social e Sindical. Além dessas mulheres foi homenageada à mulher mais idosa da cidade de N.S. de Glória, Dona Maria José da Silva, que tem 102 anos de idade.

Para Itanamara Guedes, diretora da FETAM e do Sindiserve Glória, entidades que participam do Fórum, a exposição Flores do Sertão permitiu que a população de Glória e de todo o estado pudesse conhecer a história de vidas das mulheres glorenses e suas formas de resistência no enfrentamento ao machismo. “Se hoje temos o Fórum de mulheres Glorenses lutando por liberdade, igualdade, pelo direito a se aposentar e por justiça para o caso de Marielle se deve a resistência e ao protagonismo dessas mulheres que de seu jeito resistiram e abriram caminhos para nós”, destacou Guedes.

“Minha vida é marcada por resistência e superação, tive que estudar, trabalhar e cuidar da minha filha sozinha e, mesmo diante dessa difícil rotina, ousei sonhar e construir um mundo melhor através da luta sindical no SINTESE. Quero agradecer a todas que constroem o FMG, organização de que também faço parte, por essa linda homenagem a mim e a todas as Flores Sertão”, disse a militante social Rosivânia, que encerrou sua fala convocando todos para defesa do Lula Livre.

No mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, o Governo Federal promoveu mais um ataque às mulheres e aos trabalhadores, retirando o direito à aposentadoria por meio da proposta da reforma da previdência. “As mulheres brasileiras já iniciaram o levante contra a reforma da previdência com os diversos atos que organizaram em todo Brasil no dia 8 de março, e aqui é mais um ato contra essa reforma”, destacou o Deputado estadual Iran Barbosa.

O evento contou também com as apresentações culturais das mulheres do samba do coco, do Augustu’s Band e da batucada das mulheres do CRAS. “As apresentações culturais vêm coroar essa noite que celebra a resistência e o protagonismo das mulheres glorenses”, destacou Maria do Carmo, Coordenadora Municipal de Política para as Mulheres. “Durante o mês de março, serão realizadas rodas de conversas para discutir o papel da mulher na sociedade”, Completou Maria.

A abertura da 10ª Jornada contou com a participação da comunidade escolar do IFS, da escola estadual Cícero Bezerra e das escolas municipais Augusto Barreto e Tiradentes, dos usuários do serviço de convivência do CREAS e dos CRAS’s Centro e COHAB, das servidoras municipais e da população em geral. Ainda estiveram presente na atividade o presidente do Sindiserve Glória Marcos Rogério, a diretora da CUT Ângela Melo, Lucas Lamonier presidente da ALG, o Deputado Estadual Iran Barbosa, a Vice-Prefeita Adriana Marisa, A secretária Adjunta da Assistência Social Niziane Monteiro, o Secretário de Administração Abrão Lincon e os representantes da Câmara Municipal Profª. Nininha, Maraysa, Tita, Arielle Cruz, Flávio do PT, Astrogildo, Tatiu e Dudu.

#SomosFortes
#SomosMulheres

Fotos: Davi/Sergipe Fest

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: 10ª Jornada de Luta homenageia mulheres de Glória

Deixe uma resposta