7ª Jornada de Luta em Defesa do Direito das Mulheres

- Alexandre Pingo - - 7 de março de 2016 | - 8:20 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

aaO SINDISERVE Glória, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Fórum de Mulheres Glória ses, realizarão a partir desta terça (08) a Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres, que chega à sua 7ª edição com o tema “Mulheres em Movimento por uma Saúde Pública de Qualidade”. A jornada tem como objetivo provocar o debate acerca da opressão de gênero e reivindicar políticas públicas que promova a igualdade entre homens  mulheres.

A jornada ocorrerá entre os dias 08 e 22 de março com dois atos públicos e diversas palestras que serão realizadas em espaços públicos, tais como: CRAS Cohab, CAPS Luz do Sol, CREAS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no povoado Mandacaru, interior de Nossa Senhora da Glória.

Para Itanamara Guedes, Presidente do SINDISERVE Glória, a sétima edição da jornada é mais um passo importante das mulheres em busca da igualdade social e de gênero “Vivemos numa sociedade marcada pela violação da condição da mulher enquanto ser humano e cidadã. Essa violação acontece cotidianamente em diversos espaços, a exemplo da diferença salarial entre homens e mulheres, entre as mulheres brancas e negras/pardas; a tripla jornada de trabalho; a sub-representação das mulheres na política e nos espaços de poder; a violência doméstica; a violação de direitos; a vinculação da imagem da mulher a uma mercadoria, objeto de desejo por determinados segmentos da sociedade, como o mercado e a mídia.”, afirmou.

Este ano, o evento tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o direito das mulheres terem acesso a uma saúde pública de qualidade que respeite as suas particularidades e diversidades. Apesar da legislação de promoção à saúde da mulher, como o PNAISM (Programa Nacional de atendimento integral a saúde da Mulher), o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, a Rede Cegonha e etc, é nítido que existe uma discrepância entre a legislação e a oferta de um serviço da saúde de qualidade que atenda de forma universal e integral todas as mulheres no âmbito das três esferas estatais. Outro problema que o evento busca tratar é a violência institucional que ocorre na rede hospitalar, especialmente durante o parto.

Durante a simbólica data será realizado um ato público que contará com a participação das mulheres de Nossa Senhora da Glória e de toda a região para reivindicar dos gestores públicos o fortalecimento e a prioridade de investimento no SUS, a melhoria do atendimento no Hospital e Maternidade Regional e o tratamento digno para as mulheres com câncer.

O evento será finalizado com uma caminhada pelas ruas da cidade partindo do bairro Cohab até o Hospital Regional de Glória, haja vista que uma das pautas de reivindicação do movimento neste ano é a melhoria no atendimento da unidade hospitalar responsável por atender a região.

Mulheres em Movimento por uma saúde pública de qualidade

Dia 08/03

Horário: 8:30h

Local: Praça dos quiosques

Palestras: Saúde Pública de Qualidade um direito de todas as mulheres.

09/03

Horário: 14 h

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais

10/03

Horário: 14:30

Local Cras Cohab.

14/03

Horário: 14h

Local:CAPS Luz do Sol

15/03

Horário: 09:00

Local: Povoado Mandacaru

16/03

Horário: 15:00

Local: CREAS.

17/03

Horário: 9:00

Local: CAPS Luz do Sol

22/03

Caminhada pelas ruas do Bairro COHAB, finalizando em frente ao Hospital Regional.

Concentração as 15h no CRAS – Cohab

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: 7ª Jornada de Luta em Defesa do Direito das Mulheres

Deixe uma resposta