Alunos da USP ganham prêmio em competição nacional por criação de jogo que programa robôs

- Alexandre Pingo - - 29 de maio de 2019 | - 11:45 - - Home » Educação - - Sem Comentários

Três alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP) foram premiados em uma competição nacional que avalia ideias e soluções para plataformas mobile, após criação de um jogo de programação de robôs para celular.

Além de receberem R$ 6 mil para aprimoramento do projeto, Eleazar Braga, Gabriel Simmel e Óliver Becker irão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecerem algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Jogo com robôs

O trio foi campeão da categoria ‘Educação’ em meio a 217 projetos inscritos na 7ª edição da Campus Mobile. Os estudantes de São Carlos criaram um jogo que tem como objetivo promover o contato dos jovens com a programação de um jeito mais atraente e inclusivo.

O ‘Robosquadrão’ é um jogo intuitivo e remete às ações realizadas ao longo de fases, que passam de passos básicos até situações de combate. O detalhe é que os robôs não podem ser controlados diretamente, é necessário criar um código programador para controlá-los.

Durante o desenvolvimento do Robosquadrão, o trio contou com a colaboração de membros do grupo Fellowship of Game (FoG) do ICMC, do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) e da Seção de Apoio Institucional do ICMC.

Surpresa

O grupo foi chamado para participar de uma videoconferência feita pelos organizadores da Campus Mobile. Durante a live, realizada pelo Facebook, o gerente de projetos do Instituto NET Claro Embratel, Flávio Rodrigues, informou aos alunos que o projeto precisaria de melhorias, principalmente para a retirada do visto para entrar nos Estados Unidos.

“Fomos surpreendidos, pensávamos que tivesse ocorrido algum problema porque, inesperadamente, eles nos chamaram para conversar. Quando o Flávio falou do visto, ficamos por um momento em dúvida sobre o que estava acontecendo. Só depois veio a extrema felicidade”, conta Eleazar.

Agora, o trio pretende continuar com o desenvolvimento do projeto, para adicionar mais funcionalidades ao jogo. Além disso, o Robosquadrão também será inscrito em outras premiações e editais para jogos, como o BIG Festival, SBGames, USP Game Link, entre outros.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Alunos da USP ganham prêmio em competição nacional por criação de jogo que programa robôs

Deixe uma resposta