Após fortes chuvas no interior de MG, sobe o nível do Rio São Francisco

- Alexandre Pingo - - 21 de janeiro de 2016 | - 3:56 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários
Imagem da internet

Imagem da internet

Depois do longo período de estiagem que o Brasil enfrentou nos últimos meses, chuva volta a cair em todo o território nacional para amenizar os efeitos deixado pela seca. Em alguns pontos do país, o grande volume de água trouxe diversos prejuízos com a inundação de várias cidades e deslizamento de terras, dificultando o tráfego nas regiões afetadas. Mas para outros o volume expressivo de chuva foi de tamanha importância.

No interior de Minas Gerais, mais precisamente na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, o grandioso volume de chuva que caiu durante uma semana têm contribuído para o renascimento do maior rio genuinamente brasileiro, o Rio São Francisco, que há meses havia secado sua nascente. Com o solo extremamente encharcado, a nascente voltou a jorrar um volume expressivo de água, assim como seus afluentes, fazendo com que o nível do rio subisse cerca de 4 metros no estado mineiro. Com a elevação do nível do Velho Chico nessa região, a previsão é que nos próximos dias a vasão do rio aumente ao longo do seu percurso.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Preservação e Biodiversidade, há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D’anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, localizada há 14 Km da nascente, não era tão intensa como a que foi registrada nesta quarta-feira (20).

Além de Minas Gerais, o Nordeste também tem contribuído para o aumento do nível do rio, já que a região tá no período chuvoso. Em alguns locais de Sergipe já se pode notar uma pequena diferença no nível do São Francisco.

Segundo a meteorologia, a previsão é que a chuva permaneça na região durante os próximos dias.

Da Redação, Pingou Notícias

Enium Soluções Digitais
Colégio Atena

Deixe seu comentário!

Para: Após fortes chuvas no interior de MG, sobe o nível do Rio São Francisco

Deixe uma resposta