
Imagem da internet
Depois do longo período de estiagem que o Brasil enfrentou nos últimos meses, chuva volta a cair em todo o território nacional para amenizar os efeitos deixado pela seca. Em alguns pontos do país, o grande volume de água trouxe diversos prejuízos com a inundação de várias cidades e deslizamento de terras, dificultando o tráfego nas regiões afetadas. Mas para outros o volume expressivo de chuva foi de tamanha importância.
No interior de Minas Gerais, mais precisamente na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, o grandioso volume de chuva que caiu durante uma semana têm contribuído para o renascimento do maior rio genuinamente brasileiro, o Rio São Francisco, que há meses havia secado sua nascente. Com o solo extremamente encharcado, a nascente voltou a jorrar um volume expressivo de água, assim como seus afluentes, fazendo com que o nível do rio subisse cerca de 4 metros no estado mineiro. Com a elevação do nível do Velho Chico nessa região, a previsão é que nos próximos dias a vasão do rio aumente ao longo do seu percurso.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Preservação e Biodiversidade, há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D’anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, localizada há 14 Km da nascente, não era tão intensa como a que foi registrada nesta quarta-feira (20).
Além de Minas Gerais, o Nordeste também tem contribuído para o aumento do nível do rio, já que a região tá no período chuvoso. Em alguns locais de Sergipe já se pode notar uma pequena diferença no nível do São Francisco.
Segundo a meteorologia, a previsão é que a chuva permaneça na região durante os próximos dias.
Da Redação, Pingou Notícias
Deixe uma resposta