Associações americanas acusam YouTube e Google de violar lei que proíbe coleta e uso de dados de crianças

- Alexandre Pingo - - 9 de abril de 2018 | - 11:26 - - Home » Tecnologia - - Sem Comentários

Associações americanas acusaram nesta segunda-feira (9) o YouTube e sua matriz, o Google, de coletar dados pessoais de crianças e utilizá-los com fins publicitários, uma prática que consideram ilegal.

Vinte e três organizações de defesa dos direitos digitais e de proteção da infância denunciaram as empresas à Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) e pediram uma investigação sobre tais práticas.

As associações alegam que o Google coleta informações pessoais de menores de idade no YouTube, um site proibido para menores de 13 anos, como:

  • localização;
  • aparelho usado para conexão e;
  • números de telefones celulares “sem informar previamente os pais”.

As informações são utilizadas com “fins publicitários entre as crianças na internet”.

“Há anos, o Google abandonou suas responsabilidades a respeito das crianças e suas famílias, afirmando de maneira enganosa que o YouTube — um site inundado de desenhos animados, canções infantis e publicidade de brinquedos — não está habilitado aos menores de 13 anos”, afirma em um comunicado Josh Golin, da Campanha por uma Infância sem Publicidade, uma das organizações denunciantes.

“Google obtém lucros gigantescos com a publicidade para crianças e deve respeitar a COPPA [lei de proteção da vida privada das crianças na Internet]”, destaca Golin.

Segundo as associações, as práticas do Google violam a lei de 1998, que “proíbe um site destinado a crianças e que saiba o que as crianças utilizam de coletar ou utilizar informações sem o acordo prévio dos pais”.

Um porta-voz do Google que a empresa ainda não teve acesso à denúncia, mas que “proteger as crianças e suas famílias é uma prioridade” do grupo.

“Como o YouTube não é voltado para crianças, fizemos grandes investimentos para criar o aplicativo YouTube Kids, uma alternativa especialmente destinada às crianças” disse o porta-voz.

A desconfiança do público é cada vez maior a respeito da gestão dos dados pessoais dos usuários por parte de grandes empresas de internet como o Facebook, envolvido atualmente em um escândalo relacionado com esta questão.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

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