Avaliação Nacional da Alfabetização será entre 14 e 25 de novembro

- Alexandre Pingo - - 25 de julho de 2016 | - 10:00 - - Home » Educação - - Sem Comentários

O Ministério da Educação vai aplicar a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) entre os dias 14 e 25 de novembro em todas as escolas brasileiras que possuem turmas regulares do 3º ano do ensino fundamental. O edital foi aplicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.

No primeiro dia vão ocorrer os testes de leitura com uma hora de duração, e de escrita, com 30 minutos de duração. No segundo dia, serão aplicados nos testes de matemática com uma hora de duração.

A partir do dia 1º de agosto, as escolas participantes serão contatadas para agendamento da aplicação da ANA. Segundo o edital, os resultados preliminares da ANA poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio do ano que vem, por meio de sistema do Inep. E até dezembro, de 2017, estarão disponíveis o relatório e o microdados da avaliação.

Dificuldade de leitura
Dados da ANA do ano passado mostraram que a maioria dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental – a idade em que termina o ciclo de alfabetização nas escolas – só conseguia localizar informações “explícitas” em textos curtos. Mas uma em cada cinco crianças (22,21%) tinha déficit ainda maior: elas só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Avaliação Nacional da Alfabetização será entre 14 e 25 de novembro

Deixe uma resposta