Brasil garante primeiro lugar em Olimpíada de Matemática no Chile

- Alexandre Pingo - - 10 de outubro de 2016 | - 2:35 - - Home » Esporte - - Sem Comentários

O Brasil conquistou o primeiro lugar na 31ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática que ocorreu em Antofagasta, no Chile, e terminou no dia 1º de outubro. A competição reuniu 22 países e 86 alunos do ensino médio.

A delegação brasileira, formada por quatro alunos, garantiu três medalhas de ouro e uma de prata.

Os três brasileiros medalhistas de ouro são alunos de um mesmo colégio de São Paulo, o Etapa. São eles: Pedro Henrique Sacramento de Oliveira (natural de Vinhedo, SP), Andrey Jhen Shan Chen (de Campinas, SP) e João César Campos Vargas (de Passa Tempo, MG).

A medalha de prata brasileira foi conquistada por George Lucas Diniz Alencar, de Fortaleza (CE).

Apenas três alunos dentre os 86 competidores fecharam a prova, conquistando o que se chama de “ouro 42” (a prova consiste em seis problemas e cada um vale sete pontos) – dois brasileiros, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira e Andrey Jhen Shan Chen, e um argentino.

Na edição anterior, em 2015, o Brasil havia conquistado uma medalha de ouro e três pratas, e ficou em segundo lugar.

A Olimpíada Iberoamericana de Matemática é uma competição internacional que reúne países da América Latina, Espanha e Portugal. Os países são representados por equipes de até quatro estudantes que não tenham feito 18 anos de idade em 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à realização da olimpíada.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Brasil garante primeiro lugar em Olimpíada de Matemática no Chile

Deixe uma resposta