BRASIL OCUPA QUINTA POSIÇÃO EM MORTES NO TRÂNSITO, DIZ MARIA

- Alexandre Pingo - - 4 de maio de 2017 | - 12:14 - - Home » Política - - Sem Comentários

Além de ceifar drasticamente uma média de três mil vidas, diariamente, as mortes no trânsito são responsáveis por despesas que comprometem valores que variam de 1% a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diariamente, uma média de três mil pessoas morrem por dia nas estradas.

“É um dado alarmante e que nos causa bastante preocupação. O remédio, neste caso, creio ser a educação, a conscientização de que o trânsito mata, seja por imprudência dos condutores, seja por displicência de pedestres”, disse  Maria ao chamar a atenção para o Maio Amarelo que, este ano, traz como lema “minha escolha faz a diferença”.

Maria observou que as grandes frotas e a falta projeto de mobilidade urbana são decisivos no aumento de registro de  acidentes, muitos dos quais, com vítimas fatais.  Ela sinalizou que, segundo estimativa da OMS, cerca de 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020. O número fará com que o trânsito passe a ser a quinta maior causa de morte. Até 2030, há uma previsão de 2,4 milhões de mortes. Nesse período, de acordo com os dados, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes, a cada ano, mas sequeladas com traumatismos e ferimentos.

A senadora sergipana ressaltou que a Organização das Nações Unidas (ONU)  propõe uma década de ação para a segurança no trânsito, de modo a evitar que, aproximadamente, 5 milhões de sejam poupadas até 2020. “Essas vidas serão poupadas se houver um plano de conscientização, campanhas educativas e outros instrumentos que visem alertar para o problema que é gravíssimo”!

De acordo com Maria do Carmo, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países onde se mais morre no trânsito. Entre as nações recordistas estão Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntos, são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Da assessoria

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: BRASIL OCUPA QUINTA POSIÇÃO EM MORTES NO TRÂNSITO, DIZ MARIA

Deixe uma resposta