‘Brilhante’, diz brasileira sobre aula de Adriana Calcanhoto em Portugal

- Alexandre Pingo - - 3 de abril de 2017 | - 9:55 - - Home » Educação - - Sem Comentários

A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhoto está dando aulas como professora convidada no curso de letras da Universidade de Coimbra, em Portugal. Ela é a embaixadora da instituição no Brasil. A segunda aula, de um ciclo de cinco, com o tema “Letra e Música” foi realizada nesta quinta-feira (30).

A brasileira Claudia Hardagh que cursa pós-doutorado em ciências sociais participou do encontro. “Aprendo uma área que não domino que é letras e arte ao mesmo tempo. O que me motivou foi ter argumentos para defender a música como linguagem poética, como poesia cantada e eu consegui o meu objetivo. Além do mais quando estamos fora do país é maravilhoso ver alguém nos representando de forma brilhante como ela sempre faz.”

Roger Tavares, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que faz pesquisa de pós-doutorado sobre games, também esteve na aula.

“Tinha muita gente que veio de longe para assistir, da Itália, Espanha e de outras cidades de Portugal. Não sou fã, nem gosto das músicas dela. Gosto das letras, no máximo. Fui no ímpeto de entender um pouco do processo criativo dela, nada mais, e fiquei satisfeito”, afirma.

Tavares afirma que embora sua área seja games, e a de Adriana Calcanhoto, música, ele se interessa pelo processo criativo de qualquer tipo de artista. “Não gosto de pensar as artes como caixinhas separadas, e sim, como uma linguagem única que usa meios de expressão diferentes. Acho que os artistas visuais podem aprender muito com os músicos, assim como os poetas podem aprender com os escultores e por aí vai.”

Apesar de Adriana não ter experiência em sala de aula, Tavares acredita que ela “leva jeito”. “Ela é muito humilde e didática, apesar do aparente nervosismo. Como ela não tem experiência em preparação de aula, dá um pouco mais de trabalho de entender, mas vale a pena o esforço. Eu gosto de aulas imperfeitas.”

 

Parangolé

A terceira aula de Adriana Calcanhoto na Universidade de Coimbra será no dia 19 de abril no Auditório da Reitoria. O tema é “O parangolé pamplona a gente mesmo faz”. A quarta aula, no dia 24 de maio, no Teatro Paulo Quintela (FLUC), será sobre trovadores medievais.

No mesmo local, no dia 21 de junho, Adriana encerra sua estreia como professora com a segunda parte sobre trovadores, desta vez sobre os contemporâneos.

As aulas ocorrem sempre das 16h às 19h. É necessária inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas aqui.

A instituição portuguesa ainda vai sediar, a partir de maio, duas exposições, uma interativa dos discos e DVDs da cantora e outra sobre a música brasileira.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: ‘Brilhante’, diz brasileira sobre aula de Adriana Calcanhoto em Portugal

Deixe uma resposta