Campanha Laço Branco- Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher

- Alexandre Pingo - - 7 de dezembro de 2019 | - 9:22 - - Home » Cidades» Destaque» Monte Alegre» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

A data do dia 6 de dezembro, remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, em que o jovem de 25 anos, Marc Lepine, invadiu uma aula da Escola Politécnica e ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres, em seguida suicidou-se. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime, que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, chocou a sociedade e mobilizou a opinião pública daquele país, provocando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres. E motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White RibbonCampainha), com o objetivo de dizer a sociedade que existem homens que cometem violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência, adotando o laço branco como símbolo e o lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.”

Atualmente, 55 países realizam a campanha internacional do laço branco entre esses o Brasil. Em 6 de dezembro de 2007, o governo brasileiro instituiu a lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha do laço branco integram as atividades da “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que ocorre de 25 de novembro a 10 de dezembro.

De acordo com os dados do Mapa da violência (2015), o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de homicídio feminino, com uma taxa de 4,8 assassinatos por cada 100 mil mulheres, em uma lista de 183 países. Destes crimes, 55,3% foram cometidos no ambiente doméstico e 33,2% dos assassinos eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas, segundo dados de 2013 do Ministério da Saúde.

Por isso, o Fórum de Mulheres Glorienses, reafirma a sua luta pelo fim da violência contra a mulher e reforça a importância da participação dos homens e nessa luta!

#Nenhumaamenos

#CampanhaLaçoBranco

#Homenspelofimdaviolênciacontraamulher

Colégio Atena

Deixe seu comentário!

Para: Campanha Laço Branco- Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Deixe uma resposta