Chuvas de trovoada e alta temperatura podem continuar no sertão sergipano

- Marcos Loureiro - - 5 de janeiro de 2016 | - 9:38 - - Home » Cidades» Monte Alegre» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

chuva_sertaoAltas temperaturas, somadas à umidade, fizeram com que alguns municípios sergipanos tivessem trovoadas e até chuva de granizo durante o dia de ontem. Gararu, Porto da Folha e Ribeirópolis foram alguns dos municípios surpreendidos com a chuva de granizo. Já as trovoadas ocorreram em Lagarto, na região da Colônia 13, Itabaiana e Simão Dias. Em contrapartida, alguns municípios, a exemplo de Riachão do Dantas, registraram 40ºC.

De acordo com o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, esta instabilidade é provocada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, que tem atuado intensamente em Sergipe e deve durar por alguns dias. “O calor intenso já era previsto. Isso se confirmou com mais intensidade na região do Sertão, em parte do Agreste e região Norte. A umidade e o calor juntos ocasionam as trovoadas. Há ainda possibilidades de chuva deslocando pelo Litoral Norte, desde o Centro Agreste até o São Francisco, podendo atingir também a região do Alto Sertão”, informa.

Ainda de acordo com o meteorologista, as temperaturas têm estado muito elevadas em todo o Estado e isso se intensificou bem mais nas regiões do Sertão, Agreste e do Litoral, tendo temperaturas em torno de 34ºC a 38ºC. “Na verdade, está havendo uma mudança climática por conta dessa instabilidade que poderá se prolongar por mais alguns dias, mas isso não quer dizer que as temperaturas ficarão mais amenas. Pelo contrário, poderá se intensificar a depender da região”, alerta.

Amaral pontuou ainda que é bem provável que daqui a quinze dias as chuvas intensas possam ocorrer novamente. “Esta instabilidade deve se manter até o fim do verão. Os ingredientes para a formação de trovadas são altas temperaturas e calor. E estes são dois fatores presentes nesta época”, acrescenta.

Por: Jornal da Cidade.

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Chuvas de trovoada e alta temperatura podem continuar no sertão sergipano

Deixe uma resposta