Conferência Intermunicipal de Educação acontecerá em Glória

- Alexandre Pingo - - 28 de fevereiro de 2018 | - 10:36 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

O Fórum Estadual de Educação (FEE) realizará até o mês de maio um total de seis Conferências Intermunicipais de Educação, de onde sairão os relatórios que nortearão o documento base a ser apresentado na Conferência Estadual de Educação e, posteriormente na Conferência Nacional de Educação (Conae).

A primeira das conferências será realizada em Nossa Senhora da Glória, no dia 7 de março. Depois será a vez de Propriá (21/03), Itabaianinha (11/04), São Domingos (25/04), Lagarto (09/05) e São Cristóvão (23/05).

Segundo o Coordenador Geral do FEE, Jonas José de Matos Neto, a organização das conferências de educação Intermunicipais e Estadual é uma das atribuições do órgão, visando à participação de Sergipe na Conferencia Nacional de Educação (Conae), promovendo debates sobre desafios e resultados das políticas educacionais.

“Vamos discutir e analisar o Documento Referência da Conae 2018, que ocorrerá em Brasília, em novembro. Essa discussão se dará com a participação de diversos segmentos sociais, que irão propor alterações. Cada participante, ao se inscrever, será direcionado para uma das oito oficinas, que são os eixos temáticos. Eles irão ler e analisar o documento referência, fazer proposituras para acrescentar, suprimir ou complementar. As propostas depois serão votadas em plenário geral, com a participação dos delegados de todos os eixos temáticos”, disse ele, ao explicar a dinâmica e metodologia das conferências.

As inscrições para as conferências serão feitas online, através de um link que ainda será disponibilizado pelo Fórum Estadual de Educação.

Plano Estadual de Educação

Além de organizar as conferências, o Fórum Estadual de Educação também tem como objetivo monitorar e avaliar o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação, que foi implementado em 2015. Esse monitoramento será feito paralelamente com representantes da Seed e da Assembleia Legislativa de Sergipe.

De acordo com Jonas José de Matos Neto, em 2017 foi realizado um termo de pactuação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Assembleia Legislativa de Sergipe, Ministério Público e Movimentos Sociais para que fossem feitas modificações em algumas metas. E são essas metas que o FEE vai fiscalizar.

“Vamos primeiro discutir o documento referência, e ao mesmo tempo, fazer um diagnóstico dos indicadores educacionais. Em seguida vamos monitorar para saber em que pé estão essas metas e analisar se o que foi proposto em 2015 precisa ser refeito e se as estratégias para atingir essas metas estão corretas ou precisam de alterações”, explicou.

A próxima reunião ordinária do Fórum Estadual de Educação será realizada no dia 28 de março, momento em que será feita uma avaliação das duas primeiras conferências intermunicipais. Haverá outra reunião ordinária nos meses de junho e setembro, quando será debatida a conferência estadual, e outra em dezembro, quando será discutido a Conferência Nacional de Educação. 

Fórum Estadual de Educação

O Fórum Estadual de Educação, instituído por meio do Decreto nº 27.980, de 03 de agosto de 2011, alterado pelo Decreto nº 28.396, de 02 de março de 2012, consiste em um espaço permanente de debate e articulação entre representantes de setores da Seed, órgãos governamentais, os diversos segmentos educacionais e a sociedade civil organizada. O colegiado é composto por 35 membros titulares e igual número de suplentes.

Os membros do FEE/SE devem zelar para que os fóruns e conferências municipais/intermunicipais e estaduais estejam articuladas à Conferência Nacional de Educação, à discussão do plano nacional de educação da sociedade brasileira e ao processo de elaboração dos planos estadual e municipais de educação.

O Fórum Estadual de Educação será sempre composto por membros titulares e membros suplentes que integram entidades, órgãos e movimentos sociais e sindicais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade com atuação amplamente reconhecida na melhoria da educação estadual.

Por Italo Marcos/SEED

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Conferência Intermunicipal de Educação acontecerá em Glória

Deixe uma resposta