Diretor da CBF diz que mudanças deixarão Copa do Brasil interessante

- Alexandre Pingo - - 16 de dezembro de 2016 | - 11:10 - - Home » Educação - - Sem Comentários

A Copa do Brasil começará com 80 clubes, mas promete muita emoção desde o início considerando que a nova regra prevê a disputa pela classificação em jogo único nas duas primeiras fases. O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, considera as mudanças interessantes e não acredita que o formato possa gerar reclamação, especialmente em relação a primeira fase, na qual o jogo será na casa do time pior colocado no ranking, com vantagem do empate para o visitante (assista ao vídeo).

Taça Copa do Brasil (Foto: Rodrigo Rodrigues/CBF)

Taça ficou com Grêmio em 2016 (Foto: Rodrigo Rodrigues/CBF)

– Pelo contrário, a gente acredita que vai ser algo muito interessante. Você vai dar chance para os dois clubes, vai ser um jogo muito disputado porque aquela é a chance que os dois têm de passar, e a gente tem plena convicção de que será um sucesso – disse, em entrevista ao “Seleção SporTV”. 

A competição foi a que sofreu maior impacto com as mudanças no calendário para o próximo ano (começa dia 8 de fevereiro e termina dia 12 de outubro), reestruturação aprovada pelo diretor. 

–  Do ponto de vista de Conmebol o intuito foi muito interessante, de melhoria das competições continentais. A CBF se adaptou, a Copa do Brasil se enquadrou nesse novo calendário e a gente entende que as medidas foram acertadas. Vamos ver na prática, mas a verdade é que foram medidas que já vínhamos pensando para o bem da competição, como temos feito com os sorteios em fases adiantadas, o advento da ausência do gol qualificado na fase final, tudo isso para incrementar a competição. Estamos nessa pegada há alguns anos – considerou.

COPA DO BRASIL

* A Copa do Brasil vai começar dia 8 de fevereiro e terminará no dia 12 de outubro;

* Serão oito fases: cinco no primeiro semestre e três no segundo semestre; 

* Na primeira fase, a vaga será disputada em jogo único. O time que está em posição inferior no ranking nacional jogará em casa, mas a vantagem do empate será do visitante. Ex: O Corinthians enfrenta a Caldense. Pior no ranking, o time mineiro jogará em casa, mas a vantagem do empate será do Timão.

* Na segunda fase, o classificado será definido novamente em jogo único. No entanto, o mandante será definido por sorteio e não haverá vantagem em caso de empate. Se isso acontecer, a decisão vai para os pênaltis;

*  A competição começa com 80 clubes (40 confrontos na primeira fase). Serão quatro fases até a definição de cinco classificados. Eles seguem para a quinta fase, na qual entram os oito brasileiros que disputam a Libertadores da América além do campeão da Copa Verde (Paysandu), da Copa do Nordeste (Santa Cruz) e da Série B (Atlético-GO). 

Fonte: SporTV

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Diretor da CBF diz que mudanças deixarão Copa do Brasil interessante

Deixe uma resposta