Estudante ganha 3º lugar em feira no Arizona com máquina que trata água

- Alexandre Pingo - - 23 de maio de 2016 | - 10:49 - - Home » Educação - - Sem Comentários

O jovem Ygor Requenha Romano conquistou o 3º lugar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF) com sua máquina de tratamento de água que funciona com energia solar. O evento ocorreu no Arizona, nos Estados Unidos, e o morador de Araraquara (SP) se destacou na categoria Engenharia Ambiental.

“Foi uma experiência incrível, concorri com gente que estuda em universidades dos Estados Unidos, foi muito legal. Encontrei muitas pessoas diferentes”, contou o rapaz de 18 anos, ainda surpreso com o resultado alcançado no evento, uma das maiores competições para estudantes do mundo.

“Eu não acreditei, escutamos o 4º lugar do Brasil e eu já comecei a chorar. Quando me chamaram no 3º, fiquei muito feliz, não estava esperando”, relatou.

Além do 3º lugar na categoria, com um prêmio de 1 mil dólares, o protótipo de Romano ficou entre os 50 melhores projetos das três Américas, em uma premiação realizada no primeiro dia da Feira. “Ganhar esse prêmio já foi sensacional, no primeiro dia já me senti muito vitorioso e feliz”.

Foi uma alegria depois da notícia que recebeu ao chegar aos Estados Unidos. Quando o estudante chegou ao Arizona, recebeu a notícia de que seu protótipo estava quebrado, mas mesmo assim conseguiu competir. “A coordenação do evento não autorizou a apresentação com o protótipo porque ele estava quebrado, mas eu consegui fazer minhas apresentações em inglês, português e espanhol com vídeos e fotos”.

Projeto
O equipamento, premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace), tem capacidade para atender até 50 pessoas e foi pensado para ajudar aqueles que sofrem com a falta de água potável, como populações ribeirinhas da região Norte do país.

“Eu espero fazer através da ciência algo que ultrapasse minha capacidade física de ajudar alguém. Um mundo melhor só vai existir quando as pessoas fizerem algo melhor por outras pessoas”, disse o jovem em entrevista ao G1.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Estudante ganha 3º lugar em feira no Arizona com máquina que trata água

Deixe uma resposta