Estudantes da UFV vencem Desafio Nacional de Startups da Cadeia do Leite

- Alexandre Pingo - - 27 de novembro de 2019 | - 12:30 - - Home » Educação - - Sem Comentários

A empresa Volutech, formada por estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), venceu o Desafio Nacional de Startups da Cadeia do Leite. O evento fez parte do Ideas for Milk, realizado em São Paulo, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A tecnologia apresentada pelos estudantes mede volume, sem uso de régua, e temperatura dos tanques de leite. Um sensor coleta as informações e envia a uma nuvem de armazenamento. Os dados são encaminhados diretamente para o celular do produtor ou do laticínio.

A Volutech é coordenada pela professora Polyana Pizzi Rotta, do Departamento de Zootecnia da UFV, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por quatro estudantes da UFV – Gustavo Duque, Sávio Cruz, Lucas Sanders e Vitor Paixão – e por Diogo Pereira, da PUC-Minas.

De acordo com a professora, ainda não existe tecnologia como essa no mercado, e o produto já tem o pedido de registro de patente.

“Recebemos propostas, inclusive de multinacionais, e estamos avaliando e analisando cada uma”, destacou.

Esta tecnologia tem, entre outros objetivos, a função de monitorar, em tempo real, e fornecer parâmetros do funcionamento do tanque, além de garantir a qualidade e rastreabilidade do leite. Com isso, piques de energia e desvios na produção, por exemplo, são facilmente detectados.

No Desafio Nacional de Startups da Cadeia do Leite, a Volutech competiu na final com outras sete empresas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Na primeira fase, a Embrapa recebeu 58 propostas de startups de várias localidades do país.

Fonte: G1

Colégio Atena

Deixe seu comentário!

Para: Estudantes da UFV vencem Desafio Nacional de Startups da Cadeia do Leite

Deixe uma resposta