Estudantes protestam na Sérvia contra vazamento de teste de matemática

- Alexandre Pingo - - 21 de junho de 2019 | - 12:33 - - Home » Educação - - Sem Comentários

Estudantes da Sérvia foram às ruas de Belgrado nesta quarta-feira (19) para protestar contra o vazamento de uma prova nacional de matemática e o adiamento do exame, informou a agência de notícias Reuters. O teste é voltado a estudantes que estão terminando o ensino fundamental e é exigido para o ingresso no ensino médio.

Os manifestantes pedem a renúncia do ministro da Educação, Mladen Sarcevic. Eles empunhavam cartazes com as frases ‘Renúncia’ e ‘Você roubou nosso futuro’.

De acordo com a imprensa local, Mladen Sarcevic disse que não vai renunciar.

“Não estou frustrado porque sinto que falhei totalmente na prova. Estou frustrado porque passei dois anos estudando matemática para podeis perceber que alguns alunos podem obter a mesma certificação que eu, apenas pagando para comprar a prova”, disse um estudante ao jornal The Guardian.

Vazamento

Algumas questões da prova, marcada para esta terça (18), foram publicadas em uma rede social horas antes do teste ser aplicado. O post mostrava parte das questões e anunciava a venda de toda a prova para quem se interessasse.

Após o vazamento, o Ministério da Educação adiou a aplicação da prova, sem mencionar o motivo. Depois, confirmou que a prova havia sido fraudada. A oposição culpou o ministério de encobrir a responsabilidade pelo vazamento, de acordo com a imprensa local.

A empresa Pearson, responsável pelo teste, informou que abriu uma investigação para apurar o caso. “Visitamos alguns centros e identificamos que em um deles houve uma grave violação da prática correta”, diz um comunicado no site da empresa.

“Todos os estudantes devem estar seguros de que temos processos bem estabelecidos para assegurar que ninguém será beneficiado ou desfavorecido, e esta prova não precisará ser revista”, diz a nota.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Estudantes protestam na Sérvia contra vazamento de teste de matemática

Deixe uma resposta