Facebook libera ‘conversas secretas’ para todos os usuários

- Alexandre Pingo - - 7 de outubro de 2016 | - 1:41 - - Home » Tecnologia - - Sem Comentários

O recurso de “conversas secretas” do Facebook Messenger agora deve estar disponível para todos os usuários com o aplicativo instalado no celular. A novidade foi anunciada ainda em julho, mas foi habilitada gradualmente para os 900 milhões de usuários da rede social.

Assim como todas as conversas feitas pelo WhatsApp, que pertence ao Facebook, as conversas secretas do Facebook Messenger fazem uso da tecnologia do protocolo de comunicação criptografado Signal. Com ele, as conversas são embaralhadas quando saem do celular e só podem ser desembaralhadas pelo destinatário. Nem mesmo o Facebook tem acesso ao texto das conversas.

Por causa disso, as conversas secretas só estão disponíveis em um único aparelho. Elas não aparecem no site e não há como continuar uma conversa secreta em um dispositivo diferente daquele em que ela foi iniciada.

Conversas secretas podem ser ligadas nas opções do contato no Facebook Messenger. (Foto: Reprodução)

Essas limitações impedem o Facebook de aplicar essa criptografar em todas as conversas automaticamente, como acontece no WhatsApp. Diferente do Facebook Messenger, o WhatsApp foi criado para funcionar em apenas um dispositivo por vez. O “WhatsApp Web”, que permite ver as conversas do WhatsApp no computador, apenas recebe e replica os dados que estão no celular.

No Facebook Messenger, as conversas são obtidas integralmente dos servidores do Facebook, então não é preciso que o aparelho celular esteja ligado e conectado à internet.

Conversas normais pelo Facebook Messenger são criptografadas pelo protocolo de comunicação SSL, o mesmo usado para o acesso a sites de bancos e outras páginas sensíveis da web. O SSL embaralha as mensagens durante a comunicação, mas, como o Facebook é sempre intermediário no processo criptográfico, ele tem acesso ao que é transmitido e a conversa fica visível caso outra pessoa tenha acesso não autorizado á sua conta.

O novo recurso é voltado para usuários preocupados com a privacidade ou que querem usar o Facebook Messenger em uma emergência para tratar de assuntos sigilosos, bem como para ativistas que atuam em países com regimes totalitários que precisam se preocupar com a vigilância do governo. Na prática, porém, a função também pode proteger criminosos, pois o Facebook não deve ter um meio para recuperar textos de conversas passadas, nem mesmo com uma ordem da Justiça.

Fonte: G1

Colégio Atena

Deixe seu comentário!

Para: Facebook libera ‘conversas secretas’ para todos os usuários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *