GLÓRIA: Com implantação do Programa Cidade Digital, alguns pontos da cidade terão redes de internet wi-fi grátis

- Alexandre Pingo - - 27 de junho de 2017 | - 10:24 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - 2 Comentários

Nossa Senhora da Glória será primeira cidade de Sergipe a receber o Programa Cidade Digital, que prevê a interligação dos prédios públicos por meio de cabos de fibra óptica, bem como o acesso gratuito à internet para a população, em pontos estratégicos da Capital do Sertão. Os equipamentos chegaram na manhã dessa segunda-feira, 26 de junho. As instalações estão previstas para serem iniciadas em julho. 

Os pontos de acesso público serão implantados nas praças Antônio Alves de Oliveira (Praça dos Quiosques), 15 de Novembro e Filemon Bezerra Lemos (Praça da Prefeitura). 

O termo “Cidade Digital” engloba diversas iniciativas que podem ser definidas como a utilização de maneira eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público, de forma a proporcionar melhorias tangíveis tanto internamente quanto para os munícipes.

Comunicação
Estabelecer um canal direto entre os cidadãos com o poder público, entidades e iniciativa privada, favorece toda a cidade, desde processos simples como consulta de informação até campanhas de participação popular e oportunidades de negócios e empregos. E também traz a igualdade para as relações, com todo e qualquer cidadão tendo acesso às informações que desejar. Para a administração pública os benefícios em telecomunicações são muito relevantes.

Com a interligação dos órgãos do município em rede, ligações telefônicas podem ser realizadas a custo zero (através de VoIP) e processos administrativos podem ser acompanhados em tempo real. Redução dos custos de transporte e interligação com Ministérios e Secretarias Estaduais podem trazer benefícios para todas as secretárias e órgãos da administração municipal. A comunicação rápida e assertiva é em si o maior benefício para a cidade, aberta e participativa.

Social
A lógica da exclusão digital segue a mesma da exclusão social. Assim, as populações mais carentes são as que menos têm acesso à web. Portanto, planejar ações que garantam a massificação do acesso à internet, proporciona condição de igualdade no acesso à informação.

Benefícios nas áreas de educação, serviços públicos, empregabilidade, empreendedorismo e compartilhamento de informações e ideias passam a fazer parte de modo constante da vida de todos, realizando a inclusão social. Além disso, políticas públicas de acesso à renda e combate à pobreza passam a ser divulgadas diretamente para esses públicos e ações institucionais de ONGs e Fundações que fomentem o desenvolvimento humano passam a ser de conhecimento universal.

Para a administração pública, incluir digitalmente a população traz benefícios diretos, como o reconhecimento popular, mas também indiretos, com a apropriação dos recursos digitais por parte dos munícipes, novas oportunidades econômicas surgem, trazendo ganhos para a economia do município. Outro fator importante, é que com o canal de comunicação direto com todos os públicos da cidade, existe como estabelecer políticas e metas para incluir diretamente a população em campanhas e objetivos de desenvolvimento.

Educação
A educação sempre é beneficiada com a disponibilização da internet. O acesso ao conhecimento, à construção de novos saberes e a promoção da cultura são próprios desse meio de comunicação. Além desses fatores libertadores, o número de cursos formais e não-formais cresce e os usuários podem apreender e desenvolver novas competências e habilidades sem necessidade de deslocamentos. Para a administração pública, é possível obter acesso aos dados das escolas, como frequência e desempenho dos alunos, administração de materiais, carga-horária de professores e profissionais, além de realizar matrículas online e integrar seu sistema com o Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Educação, facilitando capacitações e treinamentos.

Com a cidade digital, os laboratórios das escolas podem se transformar em multiplicadores do saber para e com a sociedade, por meio de oficinas e cursos, e diferentes escolas da cidade podem interagir ao mesmo tempo, em uma rede de conhecimento.

Segurança Pública
A infraestrutura necessária para a implantação das iniciativas de Cidade Digital permite aplicações diversas em segurança pública. Câmeras de vigilância utilizando softwares de monitoramento eletrônico capazes de identificar padrões de comportamento anômalos e alertar os responsáveis, entre outros. Para a defesa civil um sistema de informação eficaz, possibilita identificar desastres naturais ou situações adversas, como incêndios, e é possível alertar as autoridades competentes e a população com maior rapidez, diminuindo perdas e salvando vidas.

Economia e Empreendedorismo
Nos pequenos municípios que figuram no seleto grupo de Cidades Digitais, a economia dos suprimentos de informática foi alavancada, com especial destaque para o comércio local, e outras áreas também tiveram melhorias, pois com a economia da população em assinaturas de internet e em deslocamentos para solucionar problemas, esses recursos também foram reintroduzidos na economia local. A redução do custo de telecomunicações e de transporte das prefeituras se reverte em investimento em outras áreas, estimulando novos setores da economia a crescer.

De forma geral, em pequenos municípios em que a prefeitura implantou a infraestrutura, os empreendedores privados podem obter grande vantagem competitiva, pois se esta infraestrutura for compartilhada com a sociedade, através de um modelo de concessão, pode-se investir em tecnologia para diminuir custos para toda a cadeia produtiva, nos setor diversos setores da economia (agricultura, indústria e serviços).

Ter acesso aos softwares de gestão e serviços públicos pela web profissionaliza empresas e traz à formalidade muitos empreendedores. Para a administração pública, ser reconhecida como inovadora e preocupada com o desenvolvimento contínuo do município, é uma vantagem em uma época de competição entre cidades por investimento externo e criação de empregos. Atrair investimento é uma das motivações para melhorar o ambiente de negócios de uma cidade.

Turismo
Contar com um canal de informações completas do município e seus principais atrativos estimula a atividade turística e traz novas oportunidades de negócios e emprego para o município. Divulgar hotéis, restaurantes, transporte e facilitar a vida do turista com sinal wifi nos lugares mais movimentados, melhora a imagem da cidade e surge um ciclo virtuoso de hospitalidade e negócios. Para a administração pública, contar com um canal turístico na internet traz ganhos de visibilidade, podendo atrair eventos e reforça a imagem positiva da cidade para seus cidadãos e visitantes.

Visibilidade
Uma cidade com presença virtual projeta-se para o mundo. Pessoas de qualquer parte do planeta podem obter informação sobre o município e suas características. Na imprensa, as iniciativas de Cidade Digital e seus benefícios, como programas de inclusão digital e de melhoria da gestão ganham destaque e promovem a administração municipal e, consequentemente, garantem o reconhecimento popular e maior representatividade regional para o município.

Mobilidade
A internet encurta as distâncias, tanto sociais como físicas, pelo sistema também conhecido como infovia, possibilitando que muitas soluções possam ser encontradas sem a necessidade de deslocamentos. Assim, inúmeras distâncias deixam de ser percorridas, economizando tempo e gastos de transporte e inibindo o tráfego nas ruas. Para a administração, o planejamento de tráfego é beneficiado com o monitoramento das vias por câmeras, obtendo resultados que ajudam a planejar a implantação de semáforos inteligentes, as políticas de ciclomobilidade e os modais mais adequados às necessidades locais, além, é claro, do monitoramento de acidentes, que reduz as respostas para socorro e salvamento.

Com informações da Rede Cidade Digital

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: GLÓRIA: Com implantação do Programa Cidade Digital, alguns pontos da cidade terão redes de internet wi-fi grátis

2 respostas para “GLÓRIA: Com implantação do Programa Cidade Digital, alguns pontos da cidade terão redes de internet wi-fi grátis”

  1. José Newton disse:

    É sem dúvida mais uma prerrogativa para a sociedade em N S da Glória-Se

  2. Wagner disse:

    Em riachuelo divina pastora e rosário do catete já tinham wifi grátis em pontos de muito movimento por isso glória não é a primeira cidade de sergipe, bom frizar isso.

Deixe uma resposta