Glória: Comunidade de Aningas receberá água potável

- Alexandre Pingo - - 24 de agosto de 2016 | - 8:23 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários
Foto: Marcos Rodrigues / ASN

Foto: Marcos Rodrigues / ASN

O Programa Água Doce (PAD) conclui mais um sistema de dessalinização em Sergipe. A comunidade de Aningas, no município de Nossa Senhora da Glória, a 150 quilômetros da capital do estado, será beneficiada com a chegada da água potável nesta sexta-feira, 26 de agosto. O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com outras instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fará a inauguração do sistema em Aningas, no município de Nossa Senhora da Glória (SE). A ação beneficiará 120 famílias, que receberão 40 litros de água por dia cada, provenientes de sistema de dessalinização alimentado por um poço com vazão de dois mil litros por horas.

A inauguração do PAD contará com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), Ricardo Soavinski; do coordenador nacional do Programa Água Doce, Rento Saraiva Ferreira; do secretário da Secretaria Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Ferreira das Chagas, representando o governador de Sergipe, Jackson Barreto; da coordenadora estadual do Programa Água Doce de Sergipe, Patrícia Prado Cabral Souza; além de prefeitos e representantes das comunidades que serão beneficiadas.

No estado de Sergipe, outra comunidade, a quilombola de Serra da Guia, no município de Poço Redondo, recebeu o sistema de dessalinização em 2015. A previsão do estado é que mais 23 sistemas sejam inaugurados até o final de 2016. No total, o PAD em Sergipe mobiliza recursos da ordem de R$ 6,6 milhões e beneficiará 75 comunidades em 14 municípios.

Antes da inauguração do sistema em Aningas, ocorrerá, na quarta-feira, dia 24, em Aracaju, o curso de capacitação sobre atualização da metodologia do PAD para técnicos executores dos convênios, núcleos estaduais e consultores contratados pelos 10 estados envolvidos. “Até o momento, temos 120 participantes confirmados”, conta Solange Amarilis do MMA. Na quinta-feira, 25, acontece a 2ª reunião de acompanhamento da execução do PAD 2016.
Saiba mais

O ‘Água Doce’ faz parte do Programa Água Para Todos, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, como política pública de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão dos sistemas de dessalinização em comunidades rurais do Semiárido brasileiro. O PAD conta com uma rede de cerca de 200 instituições, envolvendo 10 estados (Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco) e parceiros federais.

O Programa foi formulado em 2003, de forma participativa, com a contribuição de diversas entidades que tratam do tema, tanto em nível federal como estadual. Entre os principais parceiros destacam-se o BNDES, Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Universidade Federal de Campina Grande, DNOCS, ANA e a CPRM. Até o momento, o programa beneficia cerca de 100 mil pessoas, distribuída em 150 comunidades e já capacitou mais de 600 pessoas, entre técnicos estaduais, operadores e gestores dos sistemas de dessalinização.

Em outubro, a comunidade quilombola Serra da Guia, em Poço Redondo, recebeu o primeiro sistema de dessalinização de água alimentado por energia elétrica do Programa Água Doce (PAD). A solenidade foi coordenada pelo vice-governador, Belivaldo Chagas, e reuniu lideranças políticas da região e moradores. Foram investidos R$ 143 mil para a instalação do sistema que conta com tanques, caixas d’águas, o dessalinizador e o chafariz. Também foram construídos cochos para os animais que passarão a tomar a água bruta puxada diretamente do poço. Atualmente, residem cerca de 200 famílias na comunidade, com aproximadamente 1.000 habitantes.

Fonte: ASN

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Glória: Comunidade de Aningas receberá água potável

Deixe uma resposta