Glória: Matadouro e Mercado Municipal são notificados por atuarem em condições insalubres

- Alexandre Pingo - - 26 de novembro de 2016 | - 8:49 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

thumbsA carne vermelha está presente na mesa de muitos sergipanos. Contudo, a prática irregular do funcionamento indevido de alguns matadouros em Sergipe põe em risco a saúde das pessoas. Durante mais uma atuação da FPI/SE no município de Glória, nesta sexta-feira, 25, a equipe de Abate encontrou um estabelecimento em condições insalubres. 

Para se ter ideia, no mesmo espaço onde é feito o abate da carne bovina, também ficam fezes de animais, além de não possuir nenhum tipo de refrigeração. No local, o mau-cheiro predomina e não há qualquer higienização, o sangue corre pelo chão formando um córrego dentro do próprio abatedouro. O estabelecimento foi notificado pela Adema e pelo Ministério Público do Trabalho.

A fiscalização ao matadouro contou com a presença da promotora  do Ministério Público Estadual e coordenadora Geral da FPI/SE, Allana Monteiro, e do prefeito Francisco Carlos Nogueira Nascimento. Ao constatar a situação ‘in loco’, a promotora de Justiça solicitou ao gestor municipal que adotasse, imediatamente, as medidas urgentes referente ao manuseio das carnes e providenciasse luvas e equipamentos de proteção necessários para os trabalhadores do estabelecimento, o que foi garantido pelo prefeito de Glória.

Segundo a coordenadora da equipe Abate da FPI, Salete Dezen, o Matadouro não tem condições de continuar funcionando pela precariedade constatada e, só não foi interditado para não causar um problema maior à comunidade que ficaria sem carne. “Mas o prefeito se comprometeu a fechá-lo assim que o frigorífico de Itabaiana esteja em funcionamento  que tem previsão para fevereiro de 2017”, revelou Salete.

Mercado Municipal

Após a fiscalização no matadouro, a equipe Abate da FPI seguiu para o Mercado Municipal da cidade. Lá, foram encontradas situação semelhante de falta de higiene. 

A promotora Allana Monteiro requereu que os cepos (anti-higiênicos) encontrados no local fossem retirados e, substituídos por mesas cobertas com lâminas de aço inox ou granito, ou até mesmo tábua de silicone, o que foi acatado pelo prefeito, Francisco Carlos Nogueira Nascimento. Ele ainda se comprometeu, já a partir da tarde desta sexta, a adotar as providências urgentes solicitas.

Orientação

Além disso, a FPI/SE orientou quanto ao transporte da carne do matadouro até a feira, mercado e açougues. “O que queremos é orientar e melhorar a situação do mercado, até que o frigorífico de Itabaiana comece a funcionar. Entraremos em contato com os proprietários que estão construindo em Itabaiana para que adiante as obras e a gente possa fechar esses matadouro que se encontram em situação irregular e completamente fora dos padrões legais”, finaliza a coordenadora da equipe Abate, Salete Dezen.

A Equipe de Abate é formada pelo MP/SE, Divisa, Emdagro, CREA, PM/SE, Adema, SRTE, SFA, MPT e PRF.

Posicionamento de Chico do Correio sobre as notificações do FPI

Fomos notificados de que algumas ações deveriam ser tomadas para que o mercado de carne não fosse fechado e assim repassamos para os “machantes”, para se adequarem as normas e não sejam proibidos de vender suas mercadorias nos dias de feira livre. Inclusive informei que transferiremos o mercado da carne para o CEASA, onde faremos todas as mudanças previstas para alocarmos os vendedores e estes possam trabalhar com mais conforto e praticidade.

Sobre o Matadouro Municipal, recebemos a notificação de que precisaria ser fechado imediatamente, mas buscamos o dialogo e explicamos toda a situação e transtornos que isso causaria a todos e conseguimos com que, este espaço esteja aberto e em funcionamento até o dia que o Matadouro Particular da cidade de Itabaiana seja inaugurado, para assim, esse nosso ser fechado. Buscaremos a parceria com Governo Federal, Estadual para que possamos num futuro construir um novo Matadouro e assim retornar os abates em nossa cidade e em um novo local. Enquanto isso, investiremos em novos maquinários como paliativo, para que nosso Matadouro continue aberto até o prazo indicado.

Fonte: FPI

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Glória: Matadouro e Mercado Municipal são notificados por atuarem em condições insalubres

Deixe uma resposta