Governo solicita ampliação de serviço de caminhões-pipa no Sertão

- Alexandre Pingo - - 8 de dezembro de 2016 | - 8:59 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - 2 Comentários
Imagem da internet

Imagem da internet

Após discutir ações de enfrentamento aos efeitos da seca com o ministro da Agricultura, o governador Jackson Barreto reuniu-se com o chefe de gabinete do Ministério da Integração, Gustavo Rigodanzo Canuto, para oficializar o pedido de ampliação de caminhões-pipa no sertão e semiárido sergipano. Atualmente, 11 municípios são atendidos pela Operação Pipa do Governo Federal e a gestão estadual busca o auxílio para os 21 que estão em situação de emergência. 

A liberação de verbas para o combate aos efeitos da seca já havia sido discutida anteriormente com o ministro da Integração, Helder Barbalho. Nesta quarta-feira, 07, o governador explicou que existe um déficit de mais de 44mil pessoas que não estão sendo assistidas pela Operação Pipa. “Estamos enfrentando uma das piores secas já vividas e precisamos buscar condições de trabalho e sobrevivência para nossos produtores e agricultores. Precisamos ampliar a oferta de água realizada pela operação Pipa do Governo Federal”, informou Jackson. A Operação Pipa disponibiliza 20 litros de água por pessoa nas comunidades e povoados dos municípios afetados pela seca.

Ministério da Agricultura
 
Durante audiência com com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, Jackson Barreto solicitou a disponibilização do estoque de 740 toneladas de milho da unidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a preço subsidiário para atender os pequenos criadores dos municípios do semiárido. Com a medida, a Conab venderia a saca de milho de 50 quilos por R$ 18, valor muito abaixo do mercado, o qual cobra R$ 55 atualmente pelo produto, beneficiando mais de 14 mil pequenos criadores.

Na ocasião, o governador falou sobre a situação de emergência vivenciada por municípios sergipanos. “Estamos enfrentando uma das piores secas já vividas e precisamos buscar condições de trabalho e sobrevivência para nossos produtores e agricultores. Contamos com a compreensão do ministro Blairo Maggi para disponibilizar as 740 toneladas de milho da Conab para que os produtores do semiárido possam alimentar seus rebanhos”.

Fonte: ASN

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Governo solicita ampliação de serviço de caminhões-pipa no Sertão

2 respostas para “Governo solicita ampliação de serviço de caminhões-pipa no Sertão”

  1. Ateanderson disse:

    Aqui em Gararu desde o dia 21 de novembro que a operação pipa desenvolvida pelo Exército está parada, e ninguém faz nada, então, tire a situação de emergência e não estão passando sede, caso estivessem já teriam resolvido o problema.
    Agora adivinha qual que é o problema?

  2. Senhores e senhoras autoridades e ouvintes, nos sobreviventes do sertão estamos passando a pior humilhação para acessar a água onde as famílias foram contemplados com as cisternas do Programa Água Para Todos do Gov. Federal e hoje estamos vendo estas se acabando e todos passando humilhação para adquiri um vaso de água, tendo que percorre um raio de 500 mt a um km para acessar a água. Voltando a época do transporte animal (jegue, cangaia e vaso) enquanto isso uma cisterna seca ao lado da casa

Deixe uma resposta