Huse recebe 15 pacientes queimados durante a véspera de São João

- Alexandre Pingo - - 24 de junho de 2019 | - 11:51 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - 1 Comentário

Queimados na UTQ do Hospital de Urgência de Sergipe — Foto: Flávia Pacheco/ASN/Dovulgação

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) recebeu 39 pessoas vítimas de queimaduras neste mês de junho. Entre elas, 15 nesta segunda-feira (23), véspera de São João. Um paciente precisou ter a mão amputada.

O número de feridos começam a aumentar no dia 13 de junho, que comemora o Dia de Santo Antônio, e se intensificam no dia 23, com os fogos e as fogueiras. “A véspera de São João é sempre a que apresenta maior número de queimados”, disse a coordenadora de cirurgia plástica do Huse, Moema Santana. Em 2018, 18 pacientes deram entrada com queimaduras, o que representa uma queda de mais de 16% neste ano. Já no quantitativo do mês, o número é o mesmo que o do ano anterior.

Segundo a coordenadora, das 39 pessoas queimadas, cerca de 30% são crianças. “Tivemos quatro casos que precisam de amputações. A mais grave, da mão inteira. Outras, de um ou mais dedos, uma delas é um paciente de 11 anos de idade”, falou.

Primeiros cuidados

Em caso de queimaduras, a orientação é que três passos sejam seguidos:

  • De imediato, colocar o membro ferido em água corrente entre 10 e 15 minutos;
  • Enrolar um local com um pano seco;
  • Levar ao hospital
 

“É importante que não seja colocado nada sobre a queimadura, como pastas d’água ou de dente, porque pioram a cicatrização”, disse Moema Santana.

Com informações do G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Huse recebe 15 pacientes queimados durante a véspera de São João

Uma resposta para “Huse recebe 15 pacientes queimados durante a véspera de São João”

  1. Cicera disse:

    Pasta d’água não mais á clara de ovos é muito bom passar na hora

Deixe uma resposta