Idoso que se formou no ensino médio aos 91 anos lança livro de poesia em MG

- Alexandre Pingo - - 27 de junho de 2019 | - 12:27 - - Home » Educação - - Sem Comentários

O aposentado Manoel Bernardino, de 91 anos, lançou nesta quarta-feira (26) o livro de poesias “Em busca dos sonhos perdidos” em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Até os 85 anos, o aposentado não tinha sido se quer alfabetizado.

“Seu Manoel”, como é chamado carinhosamente, revelou que este é mais um sonho realizado, o primeiro tinha sido a conclusão do ensino médio. O aposentado destacou que para conquistar seus objetivos foi necessária muita força de vontade.

Com as dificuldades financeiras enfrentadas pela família, ele não teve a oportunidade de frequentar a escola quando era criança ou adolescente.

“Era uma vida sacrificada e não sobrava tempo para estudar. Minha família era toda de gente pobre, muito pobre”, destacou.

O aposentado Manoel contou que com o passar dos anos se casou, teve filhos e até ficou viúvo. Ele explicou que foi quando completou 85 anos que decidiu ir para uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde se tornou exemplo de vida e para toda a turma.

“O Seu Manoel é um grande exemplo. Eu acho que todo mundo devia seguir o exemplo dele”, afirmou a estudante Zilda das Torres.

“Quando a gente volta a estudar depois de certa idade às vezes ficamos envergonhados, achando que estamos muito velhos e de repente me deparo com o Seu Manoel na sala, com 91 anos, radiante, e que nunca faltou um dia se quer de aula”, declarou outra estudante, Fabrícia Pascoaline.

Um detalhe especial do livro lançado por ele é que as 103 poesias foram escritas ainda durante o período em que estava sendo alfabetizado. O senhor Manoel, no entanto, garantiu que os sonhos não param por aqui. O próximo passo é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: G1

Colégio Atena

Deixe seu comentário!

Para: Idoso que se formou no ensino médio aos 91 anos lança livro de poesia em MG

Deixe uma resposta