II Encontro Gloriense de Escritores e Leitores é realizado em Glória

- Alexandre Pingo - - 24 de outubro de 2016 | - 2:46 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

A Academia Gloriense de Letras (AGL) promoveu nos dias 19 a 23 de outubro a Semana Literária do II Encontro Gloriense de Escritores e Leitores (EGEL 2017) em Nossa Senhora Glória.

O evento movimentou a população da Capital do Sertão com atividades culturais diversificadas em vários espaços do município, sobretudo nas escolas públicas e particulares. Professores, estudantes e famílias se envolveram com a edificante e novidadeira ideia de impulsionar a cultura literária da cidade, que já se tornou um referencial no sertão por sediar a pioneira das academias literárias do interior de Sergipe. O II EGEL que, como o próprio nome revela, deu continuidade ao encontro do ano anterior, transcorreu dessa vez ao longo de cinco dias de intensas atividades.

Houve a ExpoEGEL, exposição dos artistas locais Aparecida (do Palácio das Artes), Daniel Andrade e Luís Vieira; Rodas de leitura e de debates sobre temas relevantes para a produção cultural, uma delas desenvolvida pelos integrantes do projetos “Cronistas do Sertão”, coordenado pelo professor Carlos Alexandre; Apresentações de dança e música de artistas glorienses, exibição de documentários, saraus, duas oficinas. A primeira ministrada pela poeta Izabel Nascimento, dirigente do Espaço Cultural Pedro Amaro Nascimento e coordenadora da Sala de Cultura Popular da Biblioteca Pública Epifânio Dória, sobre o cordel em sala de aula. A segunda, ministrada pela Profa. Dra. Ana Leal (UFS) sobre as relações entre poesia e mito no contexto contemporâneo.

As grandes novidades deste ano foram a realização do I Encontro Gloriense de Blogueiros Literários, um evento vinculado ao II EGEL que pretende constituir um espaço de discussão das potencialidades das redes sociais e blogues e sua relação com o universo da leitura e escrita; a inauguração do projeto “Geladeiroteca”, que consiste numa geladeira-biblioteca itinerante que ficará exposta em vários espaços da cidade ao longo de todo o ano, oferecendo a todos o cidadãos ávidos por leitura a oportunidade de pegar quaisquer livros para ler à vontade, sem nenhum custo e ficar com eles o tempo necessário para sua leitura. O projeto está aceitando doações de livros. E a instalação do Movimento Via Láctea (MVL), que é um movimento cultural criado no âmbito da AGL para agregar às suas ações outros segmentos da produção cultural local, tais como dança, música, artesanato, mídias digitais, teatro, folclore, etc.

Esse grande evento teve como ponto culminante o grande ENCONTRO GLORIENSE DE ESCRITORES com seus LEITORES, que aconteceu neste domingo, 23, no Shopping Avelan. No encontro, ocorreu o lançamento da antologia “A Glória das letras no Sertão das palavras”, que reuniu textos de 40 escritores glorienses e 15 estudantes finalistas do II Concurso Literário Profa. Maria Iracema dos Santos.

Texto: Lucas Lamonier 

no images were found

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: II Encontro Gloriense de Escritores e Leitores é realizado em Glória

Deixe uma resposta