Jovem 2º lugar em medicina na UFPE diz que estudou 20 minutos por dia

- Alexandre Pingo - - 21 de janeiro de 2016 | - 2:52 - - Home » Educação - - Sem Comentários

Com a média 848,49, o estudante Hugo Cavani ficou no 2º lugar geral dos selecionados para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O jovem de 18 anos optou pelo curso de medicina no Campus Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e revela que chegou a estudar apenas 20 minutos por dia: “Não mudei a rotina da minha vida para conseguir a aprovação”.

Hugo faz a prova do Enem desde 2013, quando cursava o 2º ano do Ensino Médio, e já coleciona aprovações. “Passei em licenciatura em física no IFAC [Instituto Federal do Acre], em enfermagem na UFPI [Universidade Federal do Piauí], em arquitetura na UFT [Universidade Federal do Tocantins] e agora em medicina na UFPE”, conta. O estudante ainda aguarda a divulgação do resultado do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), na qual ele também optou por medicina.

Natural de Carpina, em 2015 Hugo foi morar em Recife para se dedicar aos estudos. O estudante concluiu o Ensino Médio em 2014 e depois decidiu fazer cursinho na capital pernambucana. Ele diz que em casa estudava apenas de 20 minutos a 4 horas por dia. “Eu ia para o cursinho de manhã e minha rotina em casa dependia do que o professor passava. Se fosse algo simples, passava 20 minutos estudando. Se não, ficava quatro horas com os livros. Não mais que isso. Eu sempre fui de aprender as coisas rápido”, confessa.

Medicina passou a ser o objetivo de Hugo em 2014. Com a nota do Enem ele tentou conseguir a vaga pelo SiSU em 2015, mas não conseguiu. Isso não foi motivo para ele desistir. Nos pais, a comerciante Josana Maria Alves e o aposentado Larry Cavani, ele encontrou o apoio necessário. “Meus pais me dão suporte em tudo. Devo tudo a eles e a minha namorada também”, destaca.

Sobre a aprovação em medicina, Hugo diz que já esperava, apesar de ser um curso difícil de ingressar. “Pela minha nota eu meio que já sabia que seria aprovado. Eu esperava ficar numa colocação boa e consegui”, ressalta.

Número de inscritos no SiSU
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a UFPE foi a terceira universidade com maior número de inscritos no SiSU, com 157.428. Ficaram à frente da instituição a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal do Ceará, com 195.634 e 160.474, respectivamente.

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Jovem 2º lugar em medicina na UFPE diz que estudou 20 minutos por dia

Deixe uma resposta