Meteorologia prevê chuvas para Glória, Monte Alegre e demais municípios do sertão afetados pela seca

- Alexandre Pingo - - 26 de outubro de 2020 | - 10:08 - - Home » Cidades» Destaque» Monte Alegre» Nossa Senhora da Glória» Notícias» Sertão - - Sem Comentários

Overland Amaral conta que chuvas previstas podem amenizar situação hídrica dos municípios (Foto: Arquivo ASN)

Oito municípios sergipanos já decretaram situação de emergência por estiagem ou seca. Dois deles, Nossa Senhora da Glória e Frei Paulo, já tiveram o reconhecimento da situação de emergência pelo Estado e pelo Governo Federal. Os demais aguardam avaliação dos decretos municipais. A boa notícia é a previsão de chuva para o final de outubro e inicio de novembro nessa região afetada pela estiagem.

Os municípios de Monte Alegre de Sergipe, Canindé do São Francisco, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo e Carira já decretaram situação de emergência por estiagem. A  população afetada, incluindo o município de Frei Paulo, é de mais de 66 mil pessoas. O município de Glória decretou situação de emergência por seca.  De acordo com o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) os oito municípios em situação de emergência são assistidos pela Operação Carro Pipa. Ao todo mais de 26 mil pessoas recebem água potável através do programa.

A situação climática e hídrica nestes municípios pode ter uma melhorara a partir do final de outubro.  O Centro de Meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prevê para os próximos dias a ocorrência de chuvas na região afetada pela estiagem.

“ O sistema de convergência do Atlântico Sul é favorável para a ocorrências de chuvas com trovadas na região. A previsão é que as chuvas ocorram a partir do dia 27 desse mês e inicio de novembro. Os índices pluviométricos devem ficar entre 30mm e 50mm nos próximos dias. É preciso avaliar a situação hídrica local para saber se essa chuva prevista vai diminuir a dificuldade de água na região”, explica o meteorologista Overland Amaral.

O verão, segundo o meteorologista, promete ser bem quente com possibilidades de chuvas convectivas, ou seja, com a ocorrência das famosas chuvas de verão. “ As chuvas previstas para final de outubro até dezembro serão provocados por sistemas vindos do sul, primeiro chove na Bahia e depois chega a Sergipe. As chuvas de verão, estação que tem início no final de dezembro, são provocadas por sistemas vindos do Norte e existe a possibilidade de condições climáticas favoráveis. Temos também a incidência do El Niño sistema mais favorável para chuvas”, adianta o meteorologista.

por Karla Pinheiro

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Meteorologia prevê chuvas para Glória, Monte Alegre e demais municípios do sertão afetados pela seca

Deixe uma resposta