MONTE-ALEGRENSES REALIZAM MAIS UMA EDIÇÃO DO FÓRUM DE INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA

- Alexandre Pingo - - 25 de novembro de 2020 | - 10:33 - - Home » Cidades» Destaque» Monte Alegre» Notícias» Sertão - - Sem Comentários

A Plêiade Cavalo-do-Cão, movimento formado por jovens estudantes de Monte Alegre de Sergipe, realizou na noite desta segunda-feira, 23/11/2020, virtualmente, o II Fórum de Incentivo à Leitura e à Escrita de Monte Alegre de Sergipe (FILEMASE). O evento já faz parte das ações desenvolvidas pelo grupo.

Em 05 de dezembro de 2018, ocorreu a instalação do FILEMASE nas dependências da Câmara Municipal, entrando para os anais da história do município. A edição contou com mais de 100 participantes entre estudantes, professores, autoridades e a sociedade. Naquela manhã, ações foram traçadas e em 2019 saíram do papel, mas ainda há muito a avançar para que a leitura e escrita sejam ações permanentes e efetivas no cotidiano das crianças, jovens e adultos monte-alegrenses.

Nesse sentido, a segunda edição buscou evidenciar a fala de jovens que têm a leitura e a escrita como instrumentos sociais, como Emilly Barreto (Cordelista), Matheus Alves (Escritor) e Pedro Mota (Leitor). Esses jovens apresentaram o sabor do ato de ler e a transposição da palavra para o papel na mesa-redonda: “Ler e Escrever: ações de interação e transformação”, mediada pela professora Martha Danielly. A partir desse olhar os participantes ouvintes ajudaram na construção da reformulação e na proposta de novas ações que serão implantadas no ano de 2021.

O evento aconteceu virtualmente, através de uma sala do Google Meet, das 19h às 21h30min, tendo a participação de estudantes, professores, sociedade e admiradores da causa. Vale registar a presença de Aliny Amorim (Secretária Municipal de Educação), na ocasião representando a Prefeita Municipal Marinez Pereira, Domingos Pascoal (Membro da Academia Sergipana de Letras) Lucas Lamonier (Presidente da Academia Gloriense de Letras), Solange Pinheiro (Presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades), Educadora Cris (Presidente da Academia Literocultural de Sergipe), Ana Angélica, Betânia e Gleide Selma (professoras da rede municipal) entre outros (as).  

Sendo assim, os membros da Plêiade e os demais cidadãos (ãs) monte-alegrenses terão como foco a Educação Infantil, pois esta é uma etapa que inicia o processo de aquisição da leitura e escrita através da contação de história e das garatujas construídas por cada criança envolvida no processo ensino-aprendizagem. Além dessa ação, haverá uma interação mais próxima entre a família dos (as) aprendizes. Assim, acreditamos que a união das mãos tornará real o planejamento. Essas ações se somarão a outras existentes no município como Sarau no Coreto, Monte Alegre é Poesia, Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe, Encontro de Escritores & Convidados, Geladeiroteca, Arraiá do ABC, De Mãos dadas com a Poesia, Festival de Poesia Falada da Baixa Verde e Concurso de Poesia do Centro de Excelência 28 de Janeiro. É nesse caminho de união e fortalecimento das ações que chegaremos aos objetivos em prol de uma coletividade social. Vida longa ao Fórum!

Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Membro da Plêiade Cavalo-do-Cão

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: MONTE-ALEGRENSES REALIZAM MAIS UMA EDIÇÃO DO FÓRUM DE INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA

Deixe uma resposta