Mulheres de Glória e região iniciam hoje a 8ª Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres

- Alexandre Pingo - - 8 de março de 2017 | - 10:40 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

O Fórum de Mulheres realiza a 8ª Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres, com o tema “Mulheres em Movimento Nada a Temer.” A Jornada inicia dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com um ato público, e encerra no dia 30.

No dia 08 de março, a agenda de lutas das mulheres sertanejas começa às 14h30min, com uma Roda de Conversa na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nossa Senhora da Glória. Em seguida, às 16 horas, acontece a Caminhada das Mulheres pelas ruas de Glória, contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e pelo Fim da Violência contra Mulher.

A dirigente do Sindiserve Glória e presidente da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe (Fetam/CUT), Itanamara Guedes, convida a população para participar das atividades que acontecem durante todo o mês de março e que, todos os anos, tem reunido mulheres de diversas cidades do Sertão sergipano. “Além da população de Glória, sempre contamos com a presença de mulheres trabalhadoras de Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Feira Nova, Poço Redondo e Cumbe. Nos somamos no combate à violência contra a mulher e ao machismo e a luta por politicas públicas que promovam a igualdade de gênero que são pautas permanentes do movimento feminista, e também contra a retirada de direitos trabalhistas e contra a Reforma da Previdência que prejudica a população, em especial, as mulheres,” explica.

A secretária Municipal de Assistência Social, Maysa Feitosa, reforça o convite para as mulheres glorienses participarem das atividades alusivas ao dia 8 de março e das demais atividades que ocorreram durante esse mês. “Entendemos que a política de Assistência Social é uma política pública estratégica para promover a inclusão social e o empoderamento das mulheres,” afirma.

Segundo Maria do Carmo, coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, a realidade da violência contra a mulher em Nossa Senhora da Glória e no Alto Sertão Sergipano é alarmante. De acordo com dados da Secretaria do Estado da Segurança Pública, em 2016, foram registrados 43 casos de violência doméstica no município. “A Jornada é um momento para provocar a sociedade a refletir sobre os males que o machismo causa na vida das mulheres e isso contribui para a grande adesão da população à Jornada de Luta, que já está em sua 8ª edição.”

Fazem parte do Fórum de Mulheres, o Sindiserve-Glória, a Fetam/CUT, o CAPS Luz do Sol, o Movimento Mulheres com Peito, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória, a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (CRAS centro e COHAB, CREAS), a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de Nossa Senhora da Glória e a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de Monte Alegre.

A seguir, confira a programação completa da 8ª Jornada de Luta em Defesa do Direito das Mulheres:
PROGRAMAÇÃO DA JORNADA

14/03/2017 – Exibição de Filme
Local: Mobicine, Shopping Avelan, N. Sra.da Glória
Horário: primeira sessão 15 horas e segunda sessão 19 horas

21/03/2017 – Oficina de Arte Terapia
Facilitadora Lidiane Melo Drapala
Horário: 9 horas
Local: CRAS, Monte Alegre
Horário: 14 horas
Local: CRAS, Centro, N. Sra. da Glória

22/03/2017 – Atividade “Mulher tem vez… Mulher tem voz…”
Horário: 14 horas
Local: Bairro Mutirão, Rua do fundo do INSS, N. Sra. da Glória

23/03/2017 – Palestra sobre os direitos das Mulheres
Horário: 9 horas
Local: CAPS Luz do Sol, N. Sra. da Glória

28/03/2017 – Blitz não à violência contra mulher
Horário: 15h30min
Local: CRAS/COHAB, N. Sra. da Glória

30/03/2017 –Festival de Arte, Música, Luta
Horário: 17 horas
Local: Coreto da Praça Filemon Bezerra Lemos, N. Sra. da Glória

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Mulheres de Glória e região iniciam hoje a 8ª Jornada de Luta em Defesa dos Direitos das Mulheres

Deixe uma resposta