Premiação do III Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe ocorreu em espaço virtual

- Alexandre Pingo - - 26 de novembro de 2020 | - 10:18 - - Home » Cidades» Destaque» Monte Alegre» Notícias» Sertão - - Sem Comentários

Em um ano de adaptação para todos nós, devido à COVID-19, muitas ações tiveram que ser realizadas virtualmente, através de plataformas que estreitam as relações humanas e diminuem a distância. Foi nesse ambiente que aconteceu na noite de ontem, 25/11/2020, a cerimônia de premiação do III Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe em uma sala do Google Meet.

 

O Concurso é uma idealização dos monte-alegrenses Carlos Alexandre, Izaque VIEIRA, Márcia Fernanda e Marcos Antônio. Eles, em 2015, realizaram o I Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados e decidiram que nos anos pares (2016, 2018 e 2020) haveria o Concurso Literário e nos ímpares o Encontro de Escritores (2015,2017 e 2019).

 

Nessa edição, o número de inscrição no certame aumentou. Foram 117 escritores e escritoras que enviaram seus textos para a apreciação da Comissão Julgadora. Dentre as 117 inscrições, 35 foram de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas do nosso país. Esse número de inscrição possibilitou a Comissão Organizadora criar uma nova categoria “Escritores (as) Iniciantes”. Os textos foram escritos no gênero Conto, Crônica e Poema, conforme Regulamento do Concurso.

 

Ontem, no dia em que Monte Alegre de Sergipe completou 67 anos de Emancipação Política, foi divulgado o nome dos (as) ganhadores (as) dessa edição:

 

ESCRITORES (AS) VETERANOS (AS)

 

Conto:

1º – Lucas Messias da Costa – Kandel – Nota de suicídio. Monte Alegre de Sergipe-SE.

2º – Marcelo de Jesus Moura – Marcello Moura – A chave – um objeto fabuloso. Nossa Senhora da Glória-SE.

3º – Aliedson Lima – A. L. – Canivetes. Canindé de São Francsico-SE.

 

Crônica:

 

1º – Robison Sá – Monteiro – Saudade do igual em um mundo diferente. Porto da Folha-SE.

2º – José Barros dos Anjos – JB – Aqui é o meu lugar. Santa Rosa de Lima-SE.

3º – José Thiago Dantas Costa – Inconstantino – Morte Severina. Monte Alegre de Sergipe-SE.

 

Poema:

 

1º – Waldefrankly Rolim de Almeida Santos – Milor – Deus ex machina. Aracaju-SE.

2º – Iasmim Santos Ferreira – Liz – Pum bá, Pum bá. Nossa Senhora da Glória-SE.

3º – Alexsandro de Lima Pereira – Alex Xela Lima – Pátria que me pariu. Paulo Afonso-BA.

 

ESCRITORES (AS) INICIANTES (Voltado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio)

 

Conto:

1º – Victor Henrique Bispo Jason – Erick Saidi – Natasha Traquinagem. Aracaju-SE.

2º – Milena Carolaine Dionísio da Silva – Milena Carolaine – A deusa Shivani. Paulo Afonso-BA.

3º – Maria Eliza da Silva Araújo – Pérola – O último mês de vida. Santa Brígida-BA.

 

Crônica:

 

1º – Kauã Alves dos Santos – Kinho Alves dos Santos – Florescer da Esperança. Porto da Folha-SE.

2º – Maria Lucyelma Freitas de Melo – Lucy – Heróis escondidos. Porto da Folha-SE.

3º – Matheus Alves Barros – Um pequeno escritor – O sonho do sertanejo. Gararu-SE.

 

Poema:

 

1º – Alany Nunes Macedo – Ally – Poema de Lágrima. Poço Redondo-SE.

2º – Matheus Alves Barros – Um pequeno escritor – As cinzas do manto verde. Gararu-SE.

3º – Maria Lucyelma Freitas de Melo – Lucy – Reclusão. Porto da Folha-SE.

 

As produções foram julgadas por pessoas competentes e que têm uma relação com cada gênero analisado. Elas fazem parte do meio acadêmico e literário, são elas: Drª Ana Leal Cardoso, Drº Alberto Roiphe, Drª Christina Ramalho, Cordelista Daniela Bento, Me. Deise Nascimento, Poeta Gustavo Aragão, Me. Iderlânia Souza, Poeta Lau Siqueira e Me. Rita de Cássia Santos.

 

A cerimônia contou com a presença de membros d e Academias Literárias e Movimentos Literários: Academia Sergipana de Letras, Academia Literocultural de Sergipe, Academia de Letras Brasil/Suíça,       Academia Gloriense de Letras, Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano, Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidade, Academia Barracoqueirense de Letras e Artes, Academia Canindeense de Letras e Artes, Academia de Letras de Aracaju, Academia Estudantil de Sergipe, Academia de Letras Estudantil de Japoatã, Academia Groairense de Letras – Ceará, Academia Santabrigidense de Letras e Artes – ASLA – Santa Brígida/BA, Academia Estudantil de Paulo Afonso – AEPA – Paulo Afonso/BA, Academia Brasileira de Trova, Leia Mulheres Glória, Projeto De Mãos dadas com a poesia, Plêiade Cavalo-do-Cão, A Poesia Indo à Escola, Sarau no Coreto, União Brasileira de Escritores – UBE – Núcleo Arapiraca/AL, Projeto Social 300 Vozes – Santa Brígida e Paulo Afonso/BA e Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura.

 

A concretização de mais uma edição deve-se ao apoio dos (as) escritores (as), Comissão Julgadora, professores (as), estudantes, equipe diretiva, ou seja, a cada um (a) que abraçou o projeto. A Comissão Organizadora sente-se honrada com a participação e apoio de todos e convida-os (as) a participarem da Antologia do IV Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados a ser lançada no dia 25/11/2021.

 

Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Membro da Comissão Organizadora

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Premiação do III Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe ocorreu em espaço virtual

Deixe uma resposta