Representantes do Fórum de Mulheres Glorienses participaram do 13º Congresso Mundos de Mulheres em Florianópolis

- Alexandre Pingo - - 8 de agosto de 2017 | - 2:01 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

Nossa Senhora da Glória esteve representada no 13º Congresso Mundos de Mulheres (MM), em Florianópolis/SC, por Itanamara Guedes, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Sergipe (Fetam), e Maria do Carmo, coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres. Ambas servidoras do Município e integrantes do Fórum de Mulheres Glorienses.

O Congresso é um encontro internacional que, entre o dia 30 de julho a 4 de agosto de 2017, reuniu 8 mil mulheres de todas as partes do mundo, com o tema “Transformações, Conexões, Deslocamentos”.

Durante o evento, as servidoras glorienses apresentaram o artigo “Os desafios e avanços da cidadania feminista: Um estudo de caso do Município de Nossa Senhora da Glória/SE”, de autoria de Itanamara Guedes e coautoria de Maria do Carmo e Leila Rodrigues. O trabalho foi exposto no simpósio “Marcha e contramarcha na cidadania feminina: tensionamentos no campo de políticas para as mulheres”.

Segundo, Itanamara Guedes, o artigo é fruto de uma pesquisa realizada pelas três profissionais, que teve como objetivo analisar a trajetória da cidadania feminina no Brasil e suas particularidades no Município de Nossa Senhora da Glória. “Conseguimos socializar a experiência exitosa da organização de mulheres em Glória e a construção e implantação da política municipal para as mulheres, que tem sido uma referência para o Estado de Sergipe.”

O evento acontece a cada três anos e neste ano contou com a presença de mulheres das esferas da academia, da gestão pública e do ativismo. Todas reunidas em um espaço em que cruzou experiências, pesquisas e vozes ao redor do mundo sobre questões de mulheres e gênero. Foi a primeira vez que o Congresso Mundos de Mulheres aconteceu na América do Sul e contou com a participação dos movimentos sociais, sindicais e feministas na organização.

A programação foi composta de atividades, como simpósios temáticos, palestras, fóruns de debate, minicursos, oficinas, mostra audiovisual e exposições.

Outra atividade do Congresso que merece destaque foi a marcha das Mulheres do Mundo, que aconteceu no dia 02 de agosto. Com representações de mulheres do mundo todo, as ruas do centro de Florianópolis foram ocupadas por mulheres e militantes do movimento LGBTQI, com faixas e cartazes denunciando a sociedade patriarcal, machista, racista e homofóbica que assedia, controla e mata mulheres do campo e da cidade.

O Congresso Mundos de Mulheres foi um espaço rico por ter congregado a luta dos Movimentos Sociais, Sindicais e feministas que convidam diariamente as mulheres a lutarem contra a violência doméstica e de gênero com o debate acadêmico que traz reflexões sobre o machismo, o patriarcado e os diversos feminismos. “Retornei para Nossa Senhora da Glória orgulhosa de ter representado o nosso município e por apresentar ao mundo a experiência da política pública para as mulheres desenvolvida na gestão municipal do Prefeito Chico do Correio”, destacou Maria do Carmo.

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Representantes do Fórum de Mulheres Glorienses participaram do 13º Congresso Mundos de Mulheres em Florianópolis

Deixe uma resposta