São Paulo cai seis posições no ranking das melhores cidades para estudar

- Alexandre Pingo - - 15 de fevereiro de 2017 | - 11:25 - - Home » Educação - - Sem Comentários

A cidade de São Paulo caiu 6 posições na 5ª edição do ranking QS Best Student Cities, divulgado no fim da tarde desta terça-feira (14), no horário de Brasília. A capital paulista caiu da 63ª para 69ª posição, dentre 100 cidades listadas. Pela primeira vez, o Rio de Janeiro entra no ranking e ocupa o 94º lugar. O estudo é organizado pelos analistas de educação superior global da QS Quacquarelli Symonds – os mesmos compiladores do QS World University Rankings.

As cidades foram avaliadas de acordo com suas performances em seis indicadores:

  • atratividade
  • ranking das universidades
  • diversidade de estudantes
  • reconhecimento pelas empresas
  • custo de vida
  • percepção do estudante

Ao todo, 125 cidades foram avaliadas de acordo com estas métricas.

Segundo o estudo, Rio e São Paulo levam vantagem por terem um custo de vida relativamente baixo, de acordo com o índice “custo de Vida”. O índice é baseado em uma série de fatores que inclui: custo dos cursos e custo de alguns bens de consumo chave. Neste critério, São Paulo é a 47ª cidade mais em conta para se estudar dentre as 125 analisadas, enquanto o Rio de Janeiro é a 56ª.

O desempenho o critério “atratividade”, que mede a qualidade de vida, deixa São Paulo em 95º lugar dentre 125 cidades e, o Rio de Janeiro, em 99º lugar.

O levantamento aponta que os “empregadores globais estão mais propensos a procurar pós-graduados das universidades de São Paulo do que as do Rio de Janeiro”. Neste critério, São Paulo está em 23º lugar em “reconhecimento pelas empresas”, enquanto que o Rio de Janeiro, apesar de ter subido oito posições, está em em 65º.

Ao considerar a “percepção do estudante”, baseado na resposta de 18.000 alunos a um questionário, São Paulo ficou em 95º, com 33% dos entrevistados afirmando que querem ficar na cidade após se formarem. O Rio se saiu ainda melhor, assumindo a 70ª posição com 50% dos entrevistados querendo se manter na cidade após a graduação.

A tabela mostra ainda que, pela primeira vez, Paris perdeu a primeira colocação no ranking desde que este começou em 2012. Agora, Montreal assumiu a liderança como a melhor cidade para estudantes dentre as 100 melhoras do ranking.

TOP 10

  1. Montreal
  2. Paris
  3. Londres
  4. Seul
  5. Melbourne
  6. Berlim
  7. Tóquio
  8. Boston
  9. Munique
  10. Vancouver

Fonte: G1

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: São Paulo cai seis posições no ranking das melhores cidades para estudar

Deixe uma resposta