Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura de Glória alinham ações do programa Água Doce e implantação de aterro sanitário

- Alexandre Pingo - - 2 de março de 2018 | - 11:15 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

Foto: Ascom / Semarh

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Nascimento, conhecido como “Chico do Correio”, para alinhar ações do programa “Água Doce” e discutir questões relacionadas à implantação de um aterro sanitário no município.

Olivier aproveitou a ocasião para informar ao prefeito que, em breve, serão inaugurados dois sistemas de dessalinização, frutos do programa Água Doce, um no povoado Periquito e outro no assentamento Fortaleza. As estruturas já foram montadas. “Faltam poucos detalhes para entregar esses dois sistemas à população. Vale frisar que o Água Doce é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, coordenado em Sergipe pela Semarh, em parceria com instituições federais, municipais e sociedade civil, e visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano”, explicou o gestor da Semarh.

O prefeito Chico do Correio agradeceu o empenho da Semarh e ressaltou que os sistemas de dessalinização são fundamentais para garantir a segurança hídricas dessas comunidades. “Dessalinização da água exige uma ação firme do governo e a Semarh vem contribuindo com os municípios do semiárido. O povo de Glória só tem a agradecer”.  

Aterro sanitário

Durante a reunião, também foi discutida a implantação de um aterro sanitário no município de Glória. Para Olivier, o Estado, por meio da Semarh, tem se debruçado para sanar as questões ligadas aos resíduos sólidos.

 “Temos um projeto de implantar naquela cidade um aterro sanitário para contemplar não somente Glória, mas a região. Estamos no processo de contratação da empresa para fazer os estudos locacionais e o projeto executivo. Estamos no caminho certo”, salientou ele, ao lembrar que a Superintendência de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental (SQS), ligada à Semarh, é quem coordena os trabalhos relacionados a resíduos sólidos e na formação dos consórcios municipais.

Otimista, o prefeito de Glória não tem dúvida sobre a importância do aterro sanitário. “Nossa vinda foi para conversar sobre a implantação do nosso aterro sanitário. Nós temos uma urgência em fazer funcionar o aterro para definitivamente zerarmos o déficit da questão do lixo. Já há um processo de contratação de empresa para estudos locacionais e isso tudo é animador”, afirmou.

Também acompanharam a reunião o diretor do Departamento Financeiro da Semarh, Marcelo Barberino, e o secretário de Agricultura de Glória, Dijalci Aragão.

Com informações da ASN

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura de Glória alinham ações do programa Água Doce e implantação de aterro sanitário

Deixe uma resposta