Servidores da Saúde de Glória recebem pagamento do PMAQ

- Alexandre Pingo - - 31 de maio de 2019 | - 11:24 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

Os trabalhadores das equipes de saúde da família e saúde bucal  de Nossa Senhora da Glória receberam, hoje (30),  as parcelas do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade de Acesso à Atenção Básica – PMAQ-AB referentes aos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro, junto com o pagamento do salário.

Com relação ao pagamento do PMAQ-AB aos trabalhadores de apoio, o Prefeito Chico do Correio e o Secretário de Saúde Terino Lima, em diálogo com a diretoria do Sindiserve Glória, se comprometeram em efetuar o pagamento no mês de junho, após a reformulação da Lei nº 950/2016, que institui a implantação do PMAQ no município e a divisão dos recursos entre a gestão, sendo 50% para custeio e 50%, para o de incentivo de gratificação dos servidores.

A gestão municipal atendeu a solicitação do Sindiserve de redefinir os percentuais de divisão do recurso do Programa, estabelecendo a divisão de 40% para gestão e 60% para os trabalhadores, para poder incluir os trabalhadores de apoio. “A nova divisão do recurso permite que os trabalhadores que integram as equipes de saúde da família e saúde bucal continuem recebendo o mesmo valor de incentivo acordado em 2016 com a gestão e, ainda, permite gratificar os trabalhadores de apoio, que realizam, também, um trabalho essencial para manutenção e qualidade da saúde pública do nosso município, “destacou Renata Oliveira, diretora do Sindiserve 

Para Itanamara Cavalcante, diretora do Sindiserve e da FETAM, a nova pactuação da divisão do recurso do PMAQ é uma conquista dos servidores organizados no Sindiserve e demonstra o reconhecimento do trabalho de todos os trabalhadores por parte da gestão municipal. “A direção do Sindiserve vem negociando com a gestão desde o final do ano de 2018, e agora conseguimos a publicação do decreto e o pagamento do PMAQ que contemplam a todas as categorias do funcionalismo que atuam na saúde,” frisou Cavalcante.

Decreto n° 1002, 29 de maio de 2019

No dia 07 de maio, a gestão municipal apresentou a minuta do decreto à direção do sindicato. Na ocasião, o sindicato solicitou ao Secretário de Saúde a retirada dos artigos que versavam sobre os critérios de avaliação de desempenho individual que não condizem com as diretrizes do programa, estabelecida pelo Ministério da saúde. “Observamos que muitos dos artigos foram suprimidos, porém ainda é necessário aprimorar a redação e retirar alguns artigos sobre assiduidade que permanecem”, explicou Cavalcante.

Outro item a destacar no decreto é que o pagamento do PMAQ será realizado bimestralmente, atendendo a solicitação dos servidores.

Enium Soluções Digitais

Deixe seu comentário!

Para: Servidores da Saúde de Glória recebem pagamento do PMAQ

Deixe uma resposta