Vice Governadora e Secretário de Saúde se comprometem com a melhoria do atendimento da Maternidade de Glória

- Alexandre Pingo - - 20 de julho de 2019 | - 5:27 - - Home » Cidades» Nossa Senhora da Glória» Notícias - - Sem Comentários

As representantes do Fórum de Mulheres Glorenses, Itanamara Guedes e Maria do Carmo, apresentaram à Vice Governadora Eliane Aquino e do Secretário Estadual de Saúde, Valberto Oliveira, as demandas das mulheres e do povo do sertão relacionadas ao serviço de saúde, a exemplo da necessidade de se completar as escalas médicas, com pediatras, neonatologistas e obstetras. As reivindicações foram apresentadas durante a visita da Vice Governadora e do secretário à Maternidade Regional de Nossa Senhora da Glória, na última quarta-feira (17). Também estava presente a Assistente Social Silvia Alessandra, que atua no Hospital de Nossa Senhora da Glória.  
 
“A maternidade de Nossa Senhora da Glória não tem equipe médica completa. Por isso, as mulheres sertanejas chegam à maternidade e precisam se deslocar para Itabaiana ou para Aracaju para poder dar à luz. Tem mulheres parindo no meio do caminho por falta de tempo de chegar à Maternidade de Itabaiana. É necessário resolver essa situação o mais rápido possível, é uma violência contra a mulher e o bebê, já que isso os expõem a uma situação de risco”, lamentou Itanamara Guedes, presidenta da FETAM Sergipe e membro do Fórum de Mulheres Glorenses.
 
“Essa reivindicação de completar a escala de médicos da Maternidade é antiga, desde 2016, que o Fórum de Mulheres denuncia e reivindica. O fórum de Mulheres chegou a se reunir com o Promotor Alex Maia, em seguida, com a então Secretária de Estado da saúde, que se empenhou em resolver a situação aumentando o número de médicos plantonistas”, pontuou Maria do Carmo, Coordenadora Municipal de Políticas para as mulheres e membro do Fórum de Mulheres Glorenses
 
O secretário Valberto de Oliveira afirmou que a visita técnica reforça a necessidade de ampliar a atenção à rede materno-infantil. “Infelizmente ainda estamos com déficit grande de profissionais e nossa esperança é que, com o novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) obstetras e neonatologistas ocupem os espaços que ofertamos e estão à espera deles”, destacou.
 
O objetivo da visita da vice-governadora e do Secretário foi de conhecer o funcionamento, a estrutura física e ter ciência das dificuldades operacionais das maternidades que compõem a Rede Materno-Infantil para subsidiar a formatação de um dos pilares do Plano da Primeira Infância do Estado de Sergipe, que está em fase de construção. 
 
“Nós, mulheres sertanejas estamos felizes com essa visita técnica e com o comprometimento da Vice Governadora e do Secretário de Saúde. Esperamos que em breve o atendimento da Maternidade seja normalizado” avaliou Itanamara Guedes.
 
Hospital Regional
 
Outra reivindicação apresentada foi a necessidade de ampliar o atendimento do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. “A população do sertão precisa de acesso a uma número maior de especialidades médicas, a exemplo da ortopedia”, apontou Guedes. Questionado, o Secretário informou que está estudando a possibilidade de realizar a ampliação, na tentativa de remanejar profissionais da SES e da Fundação Hospitalar do Hospital de Lagarto, que agora está sobre a coordenação e execução da EBSERH.

Colégio Atena

Deixe seu comentário!

Para: Vice Governadora e Secretário de Saúde se comprometem com a melhoria do atendimento da Maternidade de Glória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *